Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Luquinha e Sr. Boo - Valores


- Como está sua mãe, Luquinha? - Tá bem, mas ainda num gosta que eu venha aqui. - Os jovens são muito teimosos, rapazinho, e dizem que somos nós, os velhos, sabe?! Um dia ela vai entender que fiz o que achei melhor para todos. Não sou o dono da verdade também, é claro, apenas já senti coisas e tive perdas muito dolorosas na vida para aceitar a rebeldia infantil dela. Bem, vamos esquecer isso por hora, sim?! - Tá bom, senhor Boo. Isso é muito chato mesmo. Sabia que quem roubou o Paulão era mulher? A polícia prendeu ela e tem que investigar. Então, quer dizer que ela não é machista nada? O senhor disse sobre o mundo machista, lembra?! Aí peguei e li sobre o feminismo também, e vi que as mulheres conseguiram o direito de votar, como o senhor falou; e vi que as mulheres conquistaram espaço em tudo que o homem faz, quero dizer, conseguiu trabalhar e fazer um monte de outras coisas também, e ser mais respeitada. - Estou orgulhoso de você, Luquinha. – o velho abriu um sorriso calmante. – Esta suposta criminosa, se for realmente ela quem roubou o Paulão, esta mulher é uma vítima do sistema machista. Deixa tentar explicar melhor. Vamos supor que foi ela mesma quem assaltou a borracharia, tudo bem?! Os espaços que o feminismo tenta ocupar, a meu ver, são tão ignorantes quanto os que o machismo ocupa. Veja bem, Lucas. Um exemplo é a presidente do nosso país, ela é tão machista como qualquer outro já foi. Não vamos tirar o mérito do movimento feminista, que foi muito importante para a evolução humana, mas deveria ter tomado outro rumo. Deveriam perceber que o exemplo caótico do machismo não era bem o exemplo de sociedade que queriam, mas elas seguiram por um caminho de igualdade de postos, foi nisto que erraram, em minha opinião. - Não tô entendendo nada direito. – o menino coçou a cabeça insistentemente. – Você tá falando que a mulher roubou porque o homem rouba também? - Mais ou menos isso. – senhor Boo continuou – De modo geral, hoje em dia, o machismo e o feminismo são dois lados da mesma moeda, embora muitos que me ouçam falando isso venham discordar. O machismo tem muitos pontos, a opressão de valores é um deles, se a mulher que roubou o Paulão o oprimiu, me responda rapaz: o valor da moeda não é o mesmo? - Tá complicando tudo, velhote. – Luquinha brincou – Tá, deixa eu tentar pensar então. Ah, mas o senhor tá falando no geral né?! Porque minha mãe trabalha e não rouba ninguém. Acho que entendi assim: ao invés da mulher ter colocado a sua cara em outra moeda, ela colocou na mesma moeda do homem, é isso? - Ora, ora! Que brilhante conclusão! – o velho serviu suco de maracujá – Você é muito inteligente mesmo! No geral, você entendeu bem.  - Não disse que sou inteligente! – o garoto passou a palma da mão repetidas vezes, de cima para baixo, no peito estufado. - Bom domingo, Luquinha! – Tchau, senhor Boo! – limpando a boca com as costas da mão, entregou o copo e partiu com seu grande fone de ouvido. Tell me that you'll open your eyes

Nenhum comentário:

Postar um comentário